Entenda como a guerra na Ucrânia afeta a economia do Brasil



E o Brasil com isso?

Como a invasão russa na Ucrânia mexe com a nossa vida, aqui no Brasil?

Para começar, a instabilidade dificulta o acesso ao petróleo e ao gás natural, elevando ainda mais os seus preços, que já subiram muito nos últimos anos. Prepare-se para pagar ainda mais quando for encher o tanque do carro.

Vai pagar mais caro também no supermercado porque Ucrânia e Rússia estão entre os maiores exportadores mundiais de trigo e milho.

Além disso, também vai cair a oferta global de fertilizantes, aumentando ainda mais os seus preços, o que vai acabar reduzindo a produção de alimentos e aumentando o preço deles.

Para completar, o conflito faz o dólar, que ultimamente andava em queda no Brasil, subir, o que encarece os produtos importados.

Com combustíveis, alimentos, energia e produtos importados subindo de preço, a inflação, que já estava alta, tende a subir ainda mais ou, no mínimo cair bem mais lentamente. Com mais inflação, a taxa de juros tem de subir mais, o que causa uma contração da oferta de crédito.

Com menos crédito, a economia brasileira, que já não iria crescer nada neste ano, provavelmente vai encolher, o que vai manter muita gente sem emprego. Com a economia encolhendo, a recente alta de Bolsonaro e queda de Lula nas pesquisas eleitorais possivelmente seja revertida. Com a economia em contração e Lula ainda mais forte nas pesquisas, o dólar pode subir ainda mais, exigindo mais altas de juros, em um círculo vicioso que tende a impactar negativamente a Bolsa brasileira.

Em resumo, a invasão da Ucrânia pela Rússia vai impactar negativamente a vida de quase todos os brasileiros. As exceções serão os exportadores, principalmente os de alimentos, que se beneficiarão de preços de alimentos e um dólar mais altos, mas isto só se sustentará se a crise não atingir proporções que joguem a economia mundial em recessão. Aí, perderemos todos.

📷 @folhadespaulo Gabriel Cabral e Gil Correia/Folhapress.





Postar um comentário

0 Comentários