Vacina contra Covid-19 deve chegar em Anapurus até segunda-feira (25)

Por: Blog da Rayssa Araújo

Anapurus, ainda não sabe quando e nem quantas doses vão receber da vacina, mas se preparam como podem para a campanha de imunização, que vai seguir os direcionamentos do planejamento por meio da Secretaria da Saúde.

 Ao Maranhão foram destinadas 123.040 doses da vacina CoronaVac, além de 41.200 já separadas para os indígenas do Estado, que totaliza 164.240 doses. Anapurus tem mais de 15 mil habitantes. O que sabemos de certo que Anapurus, vai receber uma quantidade de doses da vacina proporcional a quantidade de pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Expectativas

Pelo planejamento apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde do MA, as cidades vão abrir salas de vacinação em quantidade proporcional ao número de habitantes.

 O plano preliminar prevê que as doses serão aplicadas todos os dias, e as salas de vacinação vão funcionar em horários estendidos (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h) para evitar aglomerações, embora não haja um calendário para imunização.

Públicos

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pela da Saúde do município. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

O Plano de Anapurus está sendo finalizado, e em breve a secretaria de saúde passará todas as informações necessárias.

Postar um comentário

0 Comentários