O que todos temiam, finalmente (e infelizmente) vai acontecer. O governador do Maranhão, Flávio Dino, comunicou ao prefeito Magno Bacelar, que irá devolver a administração da UPA à prefeitura de Chapadinha, a partir de 1º de janeiro de 2019. O ofício é datado de 26 de novembro, mas só agora foi tornado público.
Como justificativa, em comunicado oficial dirigido ao prefeito de Chapadinha, o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, citou a inauguração do Hospital Regional, em 11 de agosto de 2018.

Para não deixar o município de "mãos abanando", o governador garantiu o repasse mensal de R$ 200,00 para ajudar na manutenção da UPA. O valor atual que o estado repassa para o custeio daquela unidade é de R$ 1 Milhão.
Para o município, que já vem encontrando dificuldades para manter a maternidade e o Hapa, essa foi uma péssima notícia. A população já está manifestando preocupação, nas redes sociais. Servidores também estão preocupados.
A UPA de Chapadinha tem recebido elogios pela qualidade e rapidez dos serviços prestados à comunidade local e da região. Limitar a qualidade destes serviços significará uma grande perda para todos.
Com a palavra os representantes do município e da região na Assembléia Legislativa do Estado, na Câmara Federal, no senado e do prefeito e vereadores de Chapadinha.
0 Comentários