PF prende ex-candidato a vereador por fraude em transferência de títulos eleitorais em Paço do Lumiar

Na manhã desta quarta (17), a PF deflagrou a Operação FALSUM SIT HOME, com o objetivo de combater crimes típicos do período pré-eleitoral.

Foram cumpridas 02 medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar/MA, sendo 01 mandado de prisão e 01 mandado de busca e apreensão.

Trata-se de investigação que apura um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral por meio da apresentação de documentos falsos. Apurou-se que o alvo dos mandados é o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando-se que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram fraudulentamente seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar-MA, com auxílio do investigado. Identificou-se ainda que o indivíduo preso foi candidato a vereador em eleição anterior, demonstrando possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro.

As ações de hoje, concentradas no município de Paço do Lumiar/MA, visa assegurar a regularidade do cadastro eleitoral e do pleito que se aproxima, bem como evitar prejuízos a soberania popular que é o pilar do Estado Democrático de Direito.

Estamos no Facebook
Publicidade