PM apreende mais de 200 kg de maconha e queima mais de 10 mil pés em Buriticupu

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), vinha monitorando um grupo de criminosos que atuavam na plantação de maconha na região da Vila Pindaré (mais conhecida como “Presa de Porco”) em Buriticupu, a 310 quilômetros da capital maranhense .

Com todas as informações levantadas e mapeamento realizado, o Comandante do 30° BPM major Anderson, planejou uma operação para desarticular esse esquema ilícito. A tropa empregada na missão era composta pelos policiais do Serviço de Inteligência, Força Tática, Esquadrão Águia e Rádio Patrulha, durante a operação foram apreendidos aproximadamente 200kg de maconha, 10 armas de fogo e uma motocicleta roubada.
Foram cortados e queimados mais de 10 mil pés de maconha que estavam divididos em 04 “roças”, cada roça tinha em média de 3 a 5 indivíduos que faziam o trabalho de preparação do solo, plantação, adubação, corte e a prensagem era feita numa máquina artesanal feita alí mesmo no mato, a droga já saia em “tijolos” de 1kg pronta para comercialização.
A prensagem da droga era feita por uma máquina artesanal, adaptada ao tronco de uma árvore centenária, utilizando-se de um macaco hidráulico, tendo como resultado os “tijolos” de 1kg, já prontos para comercialização.

Os tijolos eram escoados da selva para o povoado através da utilização de muares, e do povoado para as cidades através de motocicletas, geralmente roubadas. Pelas informações levantadas, desse local saía aproximadamente 4 toneladas de maconha prensada por ano.

Ainda segundo o major Anderson, os suspeitos evadiram para o matagal.

Postar um comentário

0 Comentários