Maranhão ‘perde’ 22 leitos de UTI em um dia - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

2 de maio de 2020

Maranhão ‘perde’ 22 leitos de UTI em um dia

O governador Flávio Dino (PCdoB) reclama, esperneia, mas não pode negar que há algo de muito estranho na divulgação da quantidade de leitos exclusivos para pacientes de Covid-19 disponíveis no Maranhão.
Blog do Gilberto Léda já apontou que houve manipulação de gráficos – e próprio governo reconheceu isso (saiba mais) -, mostrou que se fez muita propaganda de novos leitos enquanto pessoas morriam sem conseguir vagas que, em tese, estariam livres (veja mais aqui e aqui) e, também, que só após muita pressão e fiscalização de parte da imprensa novas unidades foram abertas (releia).
Pois bem…
Neste sábado (2), o blog do Jorge Aragão chama atenção para uma fato estranho, para dizer o mínimo: o boletim epidemiológico da emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na sexta-feira (1º) revela que, apesar de todos os anúncios de ativação de novos leitos, São Luís na verdade perdeu 22 deles em um dia.
Na quinta-feira (30), a capital contava, segundo a SES, com 161 leitos de UTI.
Veja:
Um dia depois, esse número caiu para 139.
O Ministério Público que já apontou falta de transparência na divulgação da ocupação dos leitos disponíveis na rede estadual de saúde o que “dificulta o planejamento e gerenciamento da crise”., deve fiscalizar isso mais de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário