VEM BOMBA AÍ! CGU inicia hoje uma devassa nas contas de Magnubia em Chapadinha - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

11 de setembro de 2019

VEM BOMBA AÍ! CGU inicia hoje uma devassa nas contas de Magnubia em Chapadinha

Uma equipe de Auditores da Controladoria Geral da União (CGU), vai iniciar hoje  quarta-feira (11) de setembro, uma auditoria em Chapadinha, com a finalidade de fiscalizar  uma denúncia de suposta fraude na quantidade de alunos matriculados. A gestão atual administrada pelo casal "Magnúbia" teria alterado propositalmente o número de alunos do  programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Educação Especial e  alunos das Creches matriculados na rede de ensino municipal entre  2017 e 2018, para receber um valor maior do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. E o mais grave ainda é que fomos informados por profissionais da educação  de chapadinha que no ano de 2017 não houve  distribuição de diários escolares para os  professores que somente foram entregues no final do ano  impossibilitando o preenchimento dos cadastros dos alunos.

São escandalosas as evidências de fraudes no Censo Escolar  de Chapadinha  do Maranhão. O próprio Ministério da Educação constatou irregularidades nos números do levantamento entre 2017 e 2018.

Foram recebidas denúncias de que o número informado de alunos está acima do que realmente existe na cidade de chapadinha, um dos principais alvo do CGU, é  o crescente aumento de alunos  da Educação Especial, que são  considerados  aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/super dotação.

A fraude orquestrada pelo prefeito Magno Bacelar,  tem explicação simples. O censo é realizado com dados enviados pela prefeitura de Chapadinha, no caso das escolas municipais. Seus resultados são determinantes para a destinação de verbas  para vários níveis do sistema educacional de chapadinha. Quanto mais alunos tiver um município de chapadinha, maior é sua chance de Magno Bacelar obter volumosos valores de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário