ALERTA!!! Fumaça de queimadas invade o céu de Anapurus, essa fumaça é uma ameaça à saúde pública. - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

11 de setembro de 2019

ALERTA!!! Fumaça de queimadas invade o céu de Anapurus, essa fumaça é uma ameaça à saúde pública.



Fumaça de incêndios florestais ataca pulmões e coração.

Por: Blog da Rayssa Araújo

Alguns bairros do município de Anapurus ficam cobertas por fumaça sempre pela tarde. Fumaça tóxica proveniente de focos de incêndio de lixão, roças, fogo em pastagens e lixo doméstico. Isso vem causando transtorno continuo já há alguns dias e colocam em risco a saúde das pessoas que moram na região

O Blog da Rayssa, cobra em nome da População Anapuruense, providências da Secretaria do Meio Ambiente à apurar as consequências desses incêndios florestais. Providências essas, que se não forem tomadas logo, os prejuízos hoje causados apenas a idosos e crianças passarão a atingir todas as pessoas. O problema advém sobretudo da queima de roças, que provoca concentrações de poluentes atmosféricos.
A população com saúde vulnerável precisa estar em alerta para os cuidados básicos, que podem evitar o agravo de doenças respiratórias em idosos e crianças.


Há crianças e idosos que passam mal. Pessoas iniciam fogo sem nenhuma precaução. Na maioria das vezes, os focos de incêndios demoram a ser apagados e isso prejudica muito os moradores. Todos os dias há queimadas nas proximidades de Anapurus.

As queimadas são grandes influentes para a poluição atmosférica, colocando a vida de muitas pessoas em risco. Todos sentem as consequências das queimadas, em especial crianças e idosos. Esse tempo predominante de fumaça é muito propício para a existência de doenças respiratórias, devido ao clima seco e a presença de fuligens, que predispõem as doenças respiratórias.

A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos.

O mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos. São partículas de vários tamanhos e as menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.

Isso tudo desencadeia um processo inflamatório sistêmico, com efeitos deletérios sobre o coração e o pulmão. Em alguns casos, pode até causar a morte.

A população pode ter quadro de tosse, falta de ar, sintomas de renite, sinusite, ou problemas respiratórios, como asma, bronquite, e a partir da exposição contínua em áreas de fumaça predominante, o desenvolvimento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, conhecida popularmente como enfisema pulmonar.

Já que as autoridades não se manifestaram sobre o caso, o Blog da Rayssa solicita aos moradores de Anapurus que evitem tocar fogo em pastagens, roças e lixo doméstico para evitar o aumento da cortina de fumaça que se concentra sobre boa parte da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário