URGENTE! STF autoriza governo Flávio Dino a contrair empréstimo para pagamento de precatórios - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

3 de julho de 2019

URGENTE! STF autoriza governo Flávio Dino a contrair empréstimo para pagamento de precatórios

Governo Federal deverá providenciar linha de crédito ao governo maranhense, no prazo máximo de 30 dias
Ministro Marco Aurélio concedeu liminar ao governo do Maranhão
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal - STF, concedeu liminar no Mandado de Segurança (MS) 36375, para determinar que a União providencie a abertura de linha de crédito especial para que o Estado do Maranhão possa quitar precatórios submetidos ao regime especial, com o início do pagamento das parcelas mensais no prazo máximo de 30 dias.
A União deverá observar os índices, os critérios de atualização e a forma de cálculo do valor de cada parcela previstos no artigo 101, parágrafo 4º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), incluído pela Emenda Constitucional (EC) 99/2017.
No mandado de segurança impetrado no Supremo, o estado questiona ato omissivo da Presidência da República em razão da não abertura da linha de crédito especial prevista na EC 99/2017, que fixou o dia 31/12/2024 como termo final para pagamento das dívidas judiciais sujeitas ao regime especial de precatórios. Segundo o ente federado, a emenda expressamente determinou que a linha de crédito fosse aberta no prazo de até seis meses contados de sua entrada em vigor (14/12/2017). Mas, segundo alega, a União se mantém “inerte, silente e omissa”, e nenhum estado se beneficiou do empréstimo subsidiado. O Maranhão pediu a abertura de linha de crédito no valor de R$ 623,5 milhões, valor apontado como necessário para a total satisfação da dívida de precatórios até 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário