Concurso INSS 2019: Ministério da Economia diz que não autorizará concurso - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

13 de junho de 2019

Concurso INSS 2019: Ministério da Economia diz que não autorizará concurso

Resultado de imagem para concurso do inss 2019

Segundo a Procuradora da República Déborah Macedo Duprat, o déficit de pessoal no INSS alcança 10.000 cargos. Entretanto, esse número é ainda maior. Em levantamento realizado pelo próprio INSS, a autarquia possui hoje 19.251 cargos vagos dentre os 45.711 previstos na carreira do Seguro Social.
No entanto, o Ministério da Economia, responsável pelas autorizações de concursos públicos do Poder Executivo Federal, se manifestou a respeito da recomendação do MPF na última terça-feira, 11 de junho.
Em nota, a pasta informou que não será possível realizar a seleção no momento atual, por conta da situação fiscal do país.
Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia informa que já foi encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) a resposta para a recomendação nº 23 para realização de um novo concurso com urgência.
Diz a nota: “A atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização de realização de um concurso público para o INSS neste momento”.
O ministério esclareceu, ainda, que está trabalhando em conjunto com o INSS na implementação de alternativas para a melhoria do desempenho institucional.
As medidas incluem, por exemplo, o mapeamento, otimização e automação de processos; a revisão de procedimentos e modernização de normativos internos; e a realocação de pessoal entre unidades do próprio órgão, de modo a atender as prioritárias e que garantam a melhoria da oferta de seus serviços públicos.”

Concurso INSS 7.888 vagas solicitadas

Dessas vagas, 3.984 são para o cargo de técnico, 1.692 vagas para analista e 2.212 para perito médico.
Além do déficit atual, a Assessoria do órgão confirmou que foram solicitadas 2.594 aposentadorias para 2019.
CargoVagas
Técnico do INSS3.984 vagas
Analista do INSS1.692 vagas
Perito Médico INSS2.212 vagas
TOTAL7.888 vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário