27 de dezembro de 2018

Governo anuncia ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população no Hospital de Chapadinha-MA

O Governo do Estado vai ampliar, no início de 2019, a oferta de serviços de saúde prestados à população do leste maranhense pelo Hospital Regional de Chapadinha. Entre os novos serviços a serem oferecidos está o exame de mamografia, que faz o rastreamento precoce do câncer de mama. Inaugurado em agosto deste ano, o Hospital de Chapadinha integra a rede de hospitais públicos de média complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregues nos últimos quatros anos pelo gestão estadual. A unidade é gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
“A conquista é a união de esforços da equipe do governador Flávio Dino. A gestão tem a capacidade de enfrentar um cenário de crise nacional e assegurar o funcionamento das unidades da rede estadual da saúde, que terão novos serviços para continuar ofertando atendimento de excelência para população maranhense”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Em pouco mais de quatro meses de atividades, o Hospital Regional de Chapadinha registra números expressivos de atendimento. De agosto a novembro deste ano foram realizadas no hospital cerca de mil consultas médicas, 406 cirurgias e mais de 1.200 sessões de hemodiálise para pacientes com problemas renais crônicos.
“O balanço do atendimento prestado à população nos primeiros meses de atividades do Hospital de Chapadinha ratifica o acerto e a importância estratégica da implantação dessa unidade hospitalar no leste maranhense”, avalia o presidente da Emserh, Vanderley Ramos. “Muitas das necessidades de saúde de moradores da região, antes atendidas somente com o deslocamento para São Luís, hoje se tornaram rotina na oferta de serviços disponíveis no Hospital de Chapadinha”, destaca Vanderley Ramos.
Um desses serviços é o de realização de hemodiálise para pacientes com deficiência renal crônica. Dentro do Hospital de Chapadinha funciona uma ala específica com oito máquinas para a realização do procedimento. Outras duas máquinas estão instaladas na UTI. O serviço de hemodiálise funciona de segunda a sábado e oferece três turnos para acolhimento de pacientes com problemas renais. Perto de 50 pessoas são beneficiadas, atualmente, pela oferta do serviço.
“A oferta do serviço de hemodiálise em Chapadinha foi, sem dúvida, uma grande conquista para a qualidade de vida e para a saúde de inúmeros pacientes renais residentes na região”, ressalta o médico Rodrigo Lopes, diretor clínico da Emserh.
Aumento da oferta dos serviços de saúde
De acordo com o diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, no início do próximo ano, o Governo do Estado ampliará a oferta de serviços de saúde prestados no Hospital de Chapadinha. “Em 2019, o hospital passará a oferecer exames laboratoriais, endoscopia e colonoscopia, além de uma série de exames de diagnóstico por imagem, incluindo: ultrassonografia, tomografia computadorizada e mamografia”, anuncia Rodrigo Lopes.
Além desses serviços, o Hospital de Chapadinha também irá oferecer consultas de Dermatologia e procedimentos cirúrgicos nas áreas de Urologia, Cirurgia Vascular e Neurocirurgia. Todos os novos serviços estarão disponíveis à população a partir de fevereiro. “A ampliação do rol de serviços do hospital de Chapadinha vai consolidar os avanços conquistados este ano e estender a cobertura de saúde para mais pessoas”, comenta o presidente da Emserh, Vanderley Ramos.
O Hospital Regional de Chapadinha possui 52 leitos para internação, 10 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia e ambulatório de consultas médicas nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia. Além de Chapadinha, o hospital atende a demanda por serviços de saúde de outros 27 municípios da região leste maranhense.

0 Comentários :

Postar um comentário