Base de Alcântara lançou foguete que alcançou 52 quilômetros de altura - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Base de Alcântara lançou foguete que alcançou 52 quilômetros de altura

O Centro de Lançamento de Alcântara – CLA realizou na tarde de ontem (27), o lançamento de um Foguete preparatório, para em breve lançar foguetes suborbitais. O veículo alcançou 52 quilômetros de altura, percorrendo 82 quilômetros de distância até seu impacto em alto mar.
A ação faz parte da Operação Mutiti, que tem por objetivo lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR01. O lançamento dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espacial - PNAE, em coordenação com a Agência Espacial Brasileira – AEB. Deu tudo conforme ao esperado para o apronto do foguete VS-30, que deve ser lançado a partir da próxima quarta-feira (05), de dezembro.
O VS-30 que será lançado é o 14° de sua série, fabricado para ser testado em voo. Ele já foi lançado outras 13 vezes, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última em um centro de pesquisa e lançamento de foguetes na Suécia, em 2016. A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e dois do IAE.
Em tempo: o foguete VS-30 (Foguete Suborbital VS-30) é um Foguete Sonda mono-estágio que utiliza combustível sólido.
E mais: dia 5 de Dezembro, próxima quarta-feira, o VS-30 será lançado por volta das 15 horas,(horário local), vale a pena conferir!
Pra fechar: para se alcançar a órbita da terra são necessários atingir 120 quilômetros de altura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário