Complexo Penitenciário de Pedrinhas vira referência de avanços após passado de cabeças degoladas - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

domingo, 24 de junho de 2018

Complexo Penitenciário de Pedrinhas vira referência de avanços após passado de cabeças degoladas

Complexo Penitenciário de Pedrinhas vira referência de avanços após passado de cabeças degoladas


Conhecido internacionalmente por cenas de barbárie medieval, cabeças degoladas, fugas e violência desenfreada durante o governo Roseana, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas é uma das maiores mudanças ocorridas no Maranhão sob a gestão de Flávio Dino.

Nesta semana, inspeção do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) apontou avanços históricos no Complexo Penitenciário do Maranhão de 2014 para cá. A segurança interna e as ações de humanização implementadas na atual gestão mudaram completamente o cenário aterrorizante do passado.

“A evolução no Complexo (Penitenciário São Luís) salta aos olhos. Muitas coisas agradaram, em relação a nossa última visita, em 2014, a exemplo da padronização, limpeza, segurança e da disciplina aplicada. Claro, outras precisam melhorar, porém, as coisas não se resolvem em tão pouco tempo, e nós compreendemos isso”, disse o conselheiro do CNPCP, Eugênio Amorim.

As visitas de inspeção foram realizadas em algumas das unidades prisionais situadas no bairro Pedrinhas, entre segunda-feira (18) e terça-feira (19). “A filosofia de Execução Penal nos agradou bastante. Vimos que o trato com o interno não é nem torturante e nem paternalista, o que conduz à disciplina e regras; e isso nos satisfez bastante”, destacou o conselheiro do CNPCP.

O passado oligárquico que mostrou ao mundo cenas lamentáveis ficou para trás. Hoje, a realidade em Pedrinhas é completamente diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário