Sebrae leva Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) a escolas de Urbano Santos - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Sebrae leva Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) a escolas de Urbano Santos

JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Urbano Santos e Sebrae.

Em parceria com a prefeitura municipal de Urbano Santos, foi realizado na manhã da última segunda-feira (15), a abertura da capacitação de professores municipais do Ensino Fundamental, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). 
A solenidade de abertura aconteceu na escola Doutor Magno Bacelar onde participaram 41 professores.
Estiveram presentes o gerente da regional do Sebrae de Chapadinha, David Felipe Amorim, a coordenadora estadual de educação empreendedora, Raissa Amaral, a analista técnica do Sebrae Cleidiane Laranja, a secretária municipal do trabalho, Maria Ivanildo, Patrícia Carvalho, coordenadora da Sala do Empreendedor de Urbano Santos.

Uma vez capacitados, os professores a partir de agora, irão trabalhar com os alunos de 1° ao 9° ano as temáticas, ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos, locação de produtos, sabores e cores. A capacitação segue até sábado (20/01).

Márcia Gardenia - Consultora do Sebrae
Sandreia - consultora do Sebrae

As Consultoras do Sebrae – Márcia Gardênia e Sandreya Azevedo, fizeram a abertura da capacitação aos professores, para elas, o curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores. 

A capacitação dos 41 professores de Urbano Santos tem duração de 45 horas, realizada em uma semana de formação. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação da metodologia do JEPP junto aos alunos. 

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
(Foto/ reprodução: Secretaria do trabalho Maria Ivanildes.)
Para a secretária municipal do trabalho, Maria Ivanildes, a iniciativa do Sebrae em Urbano Santos é uma oportunidade importante para o município. “É uma satisfação ver que essas famílias agora serão empreendedoras, que vão utilizar esse conhecimento para saber fazer negócio e obter conquistas”, disse a secretária durante seu pronunciamento. 

Raissa Amaral, coordenadora estadual do programa de educação empreendedora.


A coordenadora estadual do programa de educação empreendedora do Sebrae, Raissa Amaral, destacou a importância da parceria, que irá trabalhar ações voltadas para os adolescentes. “Essa parceria é importante porque pode mudar toda uma cultura vigente. Vamos ter uma geração nova que já vai estar familiarizada com a cultura empreendedora e que poderá repassar isso, como efeito multiplicador, para pais e mães. O adolescente pode ser a via transformadora da realidade das famílias”, defende a coordenadora.

O objetivo é de capacitar professores que aderiram a proposta e depois despertar nos seus alunos a cultura empreendedora, buscando orientar e estimular os comportamentos empreendedores. Esta é uma ideia que resultará em crescimento que transcende o intelectual, obtido na sala de aula.

David Felipe - Gerente da Regional do Sebrae em Chapadinha

Para o gerente da regional do Sebrae de Chapadinha, David Felipe, o tema é importante para a cidade por isso estão apoiando o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. “Existe uma enorme necessidade de que a escola prepare os estudantes para os desafios da sociedade. O projeto não só trata o empreendedorismo, como engloba sustentabilidade, cidadania e outros assuntos que vão nos ajudar a formar cidadãos de bem para o desenvolvimento da nossa região. Com esse programa vamos plantar a semente da cultura empreendedora em Urbano Santos para que, a médio e longo prazo, colhamos os frutos de uma sociedade diferente.” defendeu Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário