Comece a ser politico. - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

sábado, 12 de novembro de 2016

Comece a ser politico.

Encerrada a apuração e o período de eleições, “E agora?''. A nova prefeita do Município de Anapurus merece as felicitações e o desejo de que as mazelas que caracterizaram as eleições fiquem para trás, que a administração seja próspera, que todos estejam atentos para os resultados.
E de tudo o que foi presenciado nestas eleições, com todas as denúncias, baixarias e jogos de poder, o certo é que hoje ao imaginar, o cidadão deveria comemorar a democracia, porque teve a opção de registrar seu voto, de fazer uma opção que será obrigatoriamente cumprida com base em um sistema eleitoral. 
O sistema eleitoral não é perfeito, mas atinge um coeficiente de aprovação. Independente dos candidatos eleitos por todo o país, é a vontade do eleitor que será respeitada nos próximos anos, seja ela boa ou ruim. E para valorizar isto é bom citar o que recentemente ocorre em tantos países pelo mundo, onde o voto não é respeitado, onde a apresentação de candidaturas e a defesa de ideias não é aceita por poderes que dominam com base na força. 
O exemplo recente é a situação da Venezuela, em que após umas séries de procedimentos legais dos candidatos à sucessão no governo, aliadas às manifestações da população, buscando o exercício do direito mais sublime da democracia (o voto), que teve o adiamento das eleições por seis meses sem qualquer tipo de justificativa. Assim, qualquer que seja a situação, o respeito às eleições é uma vitória para a democracia. 
Por outro lado, qualquer caminhada silenciosa no dia da eleição, registravam a insatisfação do eleitor quanto à escolha entre os candidatos, clamando por candidatos que representassem reais alternativas aos modelos de gestão existentes até hoje. Não se trata de uma situação peculiar ao querido Estado do Maranhão, mas de um reclame nacional. 
E é aqui que após dias do período eleitoral, ressalto o passo mais importante. É a partir de agora que novos políticos devem iniciar suas ações. Sim, é hoje o dia de começar a ser político. Hoje, agora. Político no sentido verdadeiro da palavra. Político “é uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade é governada. Essa definição inclui pessoas que estão em cargos de decisão no governo e pessoas que almejam a esses cargos tanto por eleição, quanto por indicação”. 
É hora de assumir a responsabilidade social inerente a cada cidadão. Quando não se gosta de política, quando se pecha a política de corrupta, quando os bons se afastam das discussões e das ações, todo o sistema é comprometido. A longa história de luta pela democracia se frustra pelo ápice de uma má-política. Nesse contexto, gostar de política não é uma opção, é um dever. E hoje, o primeiro dia após as eleições, é o melhor dia para reinventar a política e assumir novos papéis na vida, sendo políticos. 
Que no alegre dia em que voltemos às urnas como cidadãos (2018), com a graça inerente ao exercício do voto livre, festejo da democracia, não hajam lamentações por “falta de opção” política. Que ao adentrar a sessão eleitoral, cada cidadão tenha em si o dever cumprido porque foi político, por compreendeu política, porque opinou politicamente, porque verdadeiramente influencia a maneira como sua sociedade é governada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário