Historia da Cidade de Anapurus Maranhão. - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Historia da Cidade de Anapurus Maranhão.

Por: Blog da Rayssa Araújo.

A Historia de Anapurus teve inicio por volta 1824, em ocasião da revelação Pernambucana. Chegou no municipio de Anapurus, um senhor conhecido como parochê, cidadão militar natural de Pernambuco, logo depois vieram outras pessoas como os três irmãos descendentes da família Vieira Passos do Estado do Ceará, eram José Vieira Passos, Luis Vieira Passos e Manoel Vieira Passos. Parochê e estes irmãos Vieira Passos se fixaram as margens do riacho estrela na parte baixa, lá construíram suas residências, marcando assim o inicio da historia da cidade. Baixinha e Olinda foram em seguida os lugares escolhidos que prosperaram as famílias. Parochê casou-se com D. Clarinda e dessa união nasceram cinco filhos.
Pouco tempo depois o Sr. Manoel Viera Passos mudou-se para Chapadinha que na época passava de uma pequena Aldeia, ficando no povoado estrela apenas o Tenente José Vieira Passos. Em 1988 o Tenente José Vieira Passos convidou o Sr. Marcelino Francisco Monteles e família moradores da localidade Viado branco municipio de Brejo a fixarem residencia no povoado estrela, que ao chegarem fixaram residencias na antiga moradia de Luis Viera Passos. Assim, começou-se a desenvolver o pequeno lugarejo que foi se transformando em Vila que recebeu o nome de Vila Estrela, devido a existência de um riacho conhecido como Riacho Estrela.
Em 31 de julho de 1948, foi criada a Lei n°269 assinada pelo então governador, Sebastião Acher da Silva, concedendo ao povoado a condição de distrito como o nome de Estrela. Neste ano foi fundada a primeira escola de Anapurus, O Colégio Cabral Marques e a primeira Professora Sr. Isis Teixeira Monteles. No ano de 1964 varias pessoas se envolveram na criação do municipio, tais como os senhores: Júlio Monteles, Nego Garreto, Antonio Garreto, Francisco Monteles (Zoma), Profº Lauro, Zé Bedeu, e outros... Foi então que através do Deputado Estadual Raimundo Emerson Machado Bacelar e de sua autoria foi criado o Decreto Lei n°2.378 de 09 de julho de 1964, e assinado pelo então Governador Newton de Barros Belo. Anapurus foi elevado a categoria de cidade, desmembrou-se do municipio de Brejo.
Antes o municipio era conhecido como Estrela dos Anapurus, em virtude de habitarem na redondeza os índios da tribo Maiapurá que traduzido significava; fruto do rio, essa tribo tinha como chefe uma índia que se chamava Ana, e em homenagem a essa tribo o nome do municipio passou a ser Anapurus. 
Somente no dia 13 de Novembro de 1965 que o municipio teve a sua emancipação politica efetuada, sendo eleito o Sr. José Pires Monteles como 1º Prefeito e tendo como vice o Sr. Antonio Garreto de Sousa.

Aspectos Geográficos do Município.
Localização
O municipio de Anapurus está localizado no Nordeste do Brasil, situado na Mesorregião Leste Maranhense e faz parte da Microrregião de Chapadinha, possui uma área de 918 km.

Gentilico: Anapuruense

Limites
O Município faz limites Ao Norte com Urbanos Santos e Santa Quitéria; Ao Sul: Buriti de Inácia Vaz; Ao Leste: Brejo e ao Oeste: Chapadinha.

Principais Distancias 
São Luis: 282km
Mata Roma: 6 km
Chapadinha: 35 km
Brejo: 42 km
Buriti: 50 km

Recursos Naturais
Relevo - Possui relevo de topografia plana suavemente ondulada

Clima - O clima do municipio é Tropical, quente e úmido com precipitação pluviométrica de 1750 a 2200ml de dezembro a maio devido ao estado fluente da vaporização do solo.

Vegetação - Apresenta-se rasteira com chapadões, caatinga, cerrados, cocais destacando-se ( bacuri, jaborandi, babaçu, fava data e manga), o solo apresenta-se com predominação arenosa.

Agricultura - Predomina o sistema tradicional ( Queimadas). Antes do plantio e da campina, apesar dos avanços tecnológicos que aos poucos vai convencendo os pequenos lavradores das vantagens da roça no cultivo de: arroz, feijão, mandioca, soja e milho. 

Pecuária - O municipio possui pequenos rebanhos, predominando a criação de aves, mas há também caprino e suino, não atendendo na sua totalidade as necessidades da população, a caça e a pesca são realizadas de forma artesanal.

Comércio 
Atualmente, podemos contar com vários tipos de negócio com representação econômica para o municipio que são as pequenas industrias e estabelecimentos comercias, entre elas, destacamos: Padarias, Sorveterias, Malharias, Carpintarias, Armazéns e pequenas lojas  de roupas.

População 
De acordo com o IBGE o ultimo censo foi realizado em 2010 houve pesquisas, e anos seguintes houveram apenas estimativas, atualmente Anapurus conta com o total de 15.286 mil habitantes.


Símbolos do Município 
Bandeira
A Bandeira do municipio foi criada através da Lei n° 06/90 de 08 de Setembro de 1990. Na administração do Prefeito Pedro Francisco das Chagas Evangelista dos Santos. Foi idealizada e desenhada por Graciete Almeida Monteles.

Cores e Significados
Verde: As nossas Matas
Amarelo em forma de estrela: o antigo nome da cidade
Branco: A paz que a terra sempre gozou;
O índio: Os primitivos habitantes da região,ao lado de duas Palmeiras.

Brasão
O Brasão do Município foi idealizado e desenhado por Charles Wagner Vieira Monteles e aprovado pelo decreto-lei n° 06/09 de 08 de Setembro de 1990, na administração do Prefeito Pedro Francisco das Chagas Evangelista dos Santos.
O Brasão apresenta uma moldura de cor verde,e no interior deste existem um circulo dividido em quatro parte;
Bandeira do Município;
Um pé de babaçu, simbolizando as riquezas do municipio;
Um índio, simbolizando a tribo de Anapurus;
Um arco e flecha, representando as armas dos índios;
Em baixo escrito com expressão: ''13 de Novembro de 1965'', simbolizando a data de sua emancipação.

Hidrografia
Riacho Estrela - Separa Anapurus de Mata Roma. A origem do nome dado Riacho Estrela e do povoado que depois virou distrito de Estrelas, começou com a descoberta pelos moradores da região de um boi misterioso que só aparecia a noite á beira do riacho para beber. As pessoas moravam próximo do riacho e só o via a noite, depois o mesmo desaparecia como por encanto. O boi estrela, era assim chamado por ter como sinal no meio da testa uma Estrela.

Rio Preto - Nasce na localidade Saquinho, no municipio de buriti, e serve de divisa entre os municípios de Anapurus, Mata Roma e Chapadinha, desaguando no Rio Munin.

Rio Preguiça - que nasce no povoado Campineira.

Bairros 

Turi I                                       Aeroporto
Turi II                                      Bairro da Torre
Santa Barbara                           São Raimundo
Olho D'Agua                              Cinco Estrelas
Santo Antonio                            Nova Esperança
São Lourenço                             Nova Olinda
E o mais novo em fase de crescimento, Ouro Verde.

Povoados de Anapurus

Agua Rica                 Cruz                           Moura                     Roça Velha
Angical                     Centro da Sabina         Mucura                    São Lourenço
Buritizinho I              Campestre                  Macacos                   Sicura
Buritizinho II             Cocal                          Mirim                       São Francisco
Buritizinho III            Facao                         Andiroba                     Sta Maria
Bebedouro I              Formiga                      Olho D'Agua               São Gonçalo
bebedouro II             Jibóia                          Poços                        Sta Clara
Bandeira                   Geribuéis                     Prata                         Sariema
Barrocão                   Guadalupe                   Vereda I                     Vereda II
Bacabal                     Guabiraba                    Rio Preto                   São José
Brejinho                     Japão                          Riachinho                  Sapucaia
Centro dos Oltilíos       Lagoa d'Água               Riacho Verde             Taboca
Carnaúba                    Lagoa dos Ciganos       Riacho Seco               Taquarís
Cláudio                       Morada Nova               Riacho do Meio           São Cosme
Campineira                  Morros                        Recanto                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário