Empreendedor aposta na formalização para alcançar novos mercados. - Blog da Rayssa Araújo | Notícias de Anapurus e Região

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Empreendedor aposta na formalização para alcançar novos mercados.

Ainda nesse mês de maio, a prefeitura de Urbano Santos prever a realização do primeiro pregão presencial para prestadores de serviços no segmento de transportes.



O Microempreendedor Individual, Darcio Sousa Silva, de Urbano Santos, um dos participantes da 8ª Semana do MEI, promovida pelo Sebrae, relata as vantagens da formalização. 



Gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite ( primeira à esquerda), na Sala do Empreendedor em Urbano Santos durante a programação da Semana do MEI. 

ASSUNTO: MEI Urbano Santos

As diversas vantagens disponíveis para os empreendedores que optam pela formalização como Microempreendedor Individual (MEI) foi o que atraiu Darcio Sousa Silva, de Urbano Santos (MA), a se tornar um deles. Ele trabalha com a prestação de serviços no segmento de transportes e buscou sua formalização junto a Sala do Empreendedor do seu município, no mês de janeiro deste ano.

“Quando entendi a importância de ser registrado e conheci as inúmeras vantagens de ser um MEI, visualizei a oportunidade de ampliar o minha atuação no mercado. Primeiro você passa a ser dono do seu próprio negócio, você sai da informalidade para ter acesso a certos benefícios, como crédito, e ter uma empresa legalizada que pode prestar serviço para várias empresas, podendo emitir uma nota fiscal de prestação de serviços”, resaltou Darcio, que constantemente é procurado por empresas para prestação de seus serviços.

Darcio foi um dos participantes a 8ª Semana do MEI, promovida pelo Sebrae, que encerrou no último sábado (7) e que   realizou capacitações intensivas em 28 cidades maranhenses, dentre elas Urbanos Santos, por meio da Sala do Empreendedor do município.

Ainda nesse mês de maio, a prefeitura de Urbano Santos prever a realização do primeiro pregão presencial para prestadores de serviços no segmento de transportes, de acordo com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que prioriza a contratação desses microempreendedores.

“Utilizando dessas leis, criamos esse pregão presencial direcionado apenas para eles. Acreditamos que a contratação desses microempreendedores dará uma alavancada na estrutura financeira do município, e para isso contamos com a ajuda da Sala do Empreendedor, que tem dado total apoio tanto na abertura quanto na parte de formalização do procedimento licitatório juntamente com esses microempreendedores”, informou o presidente pregoeiro da Comissão Permanente do Município, Jony França Silva Marques.

Além de Darcio, outros 21 prestadores de serviços no segmento de transportes já procuraram a Sala do Empreendedor de Urbano Santos para se formalizarem e estarem aptos  ao pregão.

Segundo a gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, a prefeitura de Urbano Santos tem sido uma grande parceira nas ações centralizadas no município por meio da Sala do Empreendedor.

“Como em todos os municípios onde existe a Sala do Empreendedor, temos tido resultados positivos em Urbano Santos, onde encontramos mais de 200 MEI. Durante nossas capacitações no município verificamos boa participação, tanto de pessoas formalizadas quanto dos potenciais empreendedores, mobilizadas pela equipe da Sala do Empreendedor,” ressaltou Larissa.

MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma figura jurídica criada pela Lei Complementar 128/2008, e que já soma seis milhões no Brasil, sendo 82.500 no Maranhão. Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 60.000, 00 por ano.

Ao se tornar MEI, a pessoa adquire cidadania empresarial ao ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas  (CNPJ) e, com isso, pode emitir nota fiscal, participar de licitações públicas, ter acesso mais fácil a linhas de crédito em bancos e se tornar um segurado da Previdência Social, com benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário